Vendi, e agora?
Vendi, e agora?!
Vendi, e agora?!
Sabe aquela energia boa que você transmite na conversa com sua cliente na hora da venda?
Aquele entusiasmo, atenção, prontidão e boom… Consegui fechar a venda!
Yes consegui!
Aliás, comemore toda venda que você fizer! VIBRE a cada venda!
Bom, agora a venda está fechada, você ficou feliz e sua cliente também. Será?!
Sempre falo da importância de se colocar no papel da sua cliente. Quando você faz isso, consegue visualizar formas de atender todas as expectativas dela, que vão além da compra em si.
Para você entender melhor o que estou falando, vamos fazer um exercício mental bem rapidinho…
Imagine que você comprou algo e amou muito, você ficou muito satisfeita mesmo.
Como você pode demonstrar sua satisfação?
1 – simplesmente não fazer nada com essa informação e guardar para você. Você está satisfeita, mas não comenta com ninguém.
2 – transmitir sua satisfação para quem vendeu para você. Seja um site, uma loja física ou uma pessoa (uma artesã como você). É uma forma de demonstrar sua satisfação.
3 – falar sobre a sua satisfação para suas amigas e pessoas próximas a você, elas te perguntam onde ou de quem você comprou. Outras pessoas ficam sabendo sobre a sua satisfação com aquela pessoa ou loja que você comprou o produto e te deixou tão satisfeita.
Todas as reações acima também podem acontecer quando você fica insatisfeita. E se você ficar muito insatisfeita, sabemos qual das 3 opções é a mais provável de acontecer, né?!
E geralmente é o que acontece: As pessoas comentam sobre sua satisfação ou insatisfação com as pessoas mais próximas, seja no trabalho, em casa, etc.
Já parou para pensar que isso acontece com quem compra de você? Tanto no caso das clientes satisfeitas, quanto as insatisfeitas. E mais…
Quanto isso pode impactar suas vendas?
Quanto isso pode impactar suas vendas?
Entendido isso, como você pode melhorar a satisfação das suas clientes para elas falarem bem de você e do seu artesanato?
Faça pós vendas constantemente!

Você vai encontrar a sua forma ideal para fazer isso. O mais importante é você depositar no seu pós-venda, a mesma boa energia que a cliente recebeu quando você fechou a venda.
Deixe claro que a opinião da sua cliente é importante para que você possa entregar sempre o melhor.
A abordagem deve ser simples, verdadeira e a mais humanizada possível. Lembre se: Pessoas compram de pessoas!
Aqui vão algumas dicas:
- Chame a pessoa pelo nome sempre.
- Pergunte se ela está bem e se está tudo OK com o que ela comprou de você.
- Pergunte se o produto atendeu as necessidades dela.
É simples e funciona!
Mas preciso fazer uma alerta:
Esteja pronta para possíveis críticas e encare isso como um processo de melhoria e desenvolvimento.
Só assim você vai entender onde precisa fazer mudanças!
Aproveite os aprendizados deste artigo e prepare uma mensagem bacana para as últimas clientes que compraram de você. Faça sua pesquisa de pós-vendas e surpreenda positivamente sua cliente!
Curtiu o artigo de hoje arteira?
Deixe o seu comentário aqui embaixo para eu saber que este conteúdo foi útil para você!
E se você quer ficar por dentro de todas as novidades do Venda mais seu Artesanato e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos como: Folha da Produtividade, Resumo das lives semanais com as principais sacadas, etc…
Quer colocar o preço ideal no seu artesanato? Sem medos, sem receios e sem mesmo ser boa com números ou matemática?
Um abraço e até o próximo artigo!
Charlene Martins
Sempre que faço uma venda. Eu pergunto depois se a pessoa gostou do quê comprou.Algumas diz que gostou, outras não fala nada.Smplesmente mais sempre voltam a comprar novamente e até indica o meu trabalho para outros.
Oi Chacha! Eu sempre anoto suas dicas e vejo tbm suas lives etc. Para mim as dicas são de suma importância apesar de ainda ñ está vendendo, tô fazendo o meu estoque e dps vou fazer a lista e tudo o mais q já aprendi com vc. Estava totalmente perdida em relação a tudo e seguindo suas orientações estou me organizando e gostando cada vez mais se ser arteira!! OBRIGADA Chave!! #VMSA!😙