fbpx

Não vendo nas redes sociais! 5 hábitos para vender seu artesanato no Instagram e Facebook

Posto, posto, posto e não CONSIGO VENDER meu artesanato no Facebook e Instagram!

Postar significa publicar conteúdo relevante, com frequência, nas suas páginas, caso contrário o resultado não existe.

E eu entro no assunto te fazendo uma pergunta:

Você tem feito isso de forma estratégica?

Não ter um plano alinhado e proposito no conteúdo, talvez seja o erro que você esteja cometendo para não atingir o resultado que deseja nas suas páginas.

Pesquisas comprovam que para um retorno esperado, você precisa fazer no mínimo 5 postagens por semana no seu feed (Facebook e Instagram), baseado nessa entrega você constrói sua autoridade e se torna referência no seu mercado. Imagina eu fazer isso de vez em quando? Fica difícil cobrar se não faço a minha parte né? Que tal se comprometer inicialmente com 3 posts por semana? É uma forma de começar!

Mas para que isso funcione, além da frequência nos posts, você precisa entregar conteúdo relevante. Calma aí Charlene, eu li conteúdo? Mas eu vendo artesanato…

Sim, você leu certo, eu disse CONTEÚDO.

A construção da sua autoridade está ligada a vários fatores, que talvez você esteja ignorando. E ter conteúdo relevante para sua audiência faz parte desse processo. Mas como eu disse não é só isso, então trouxe 5 dicas BOMBÁSTICAS para você aprender e começar colocar em prática hoje mesmo:

O QUE EU POSSO CONSIDERAR COMO CONTEÚDO?

  • Fotos bem-feitas
  • Vídeos
  • Stories
  • Dicas (Como usar seu artesanato, onde usar, tendências do seu nicho, cuidados com o produto)
  • Prova (Fotos do seu artesanato sendo usado e aprovado por suas clientes)

“Mas isso dá trabalho Charlene.”

Sim, exige mais tempo e dedicação, mais foco e direcionamento, e isso é o que a maioria não faz, e a maioria desiste no meio do caminho. Por isso você vai se destacar (e muito) das suas concorrentes.

Isso se torna fácil quando você faz disso um hábito. Assim como escovar os dentes: você sabe que se não escovar vai ter problemas. Assim como se alimentar bem: você sabe que se não fizer de forma frequente e saudável vai ter problemas. Assim é também com seu ateliê, precisa cuidar pra não ter problemas, e, colher os resultados.

Mas a Chacha está aqui pra ajudar você nesse processo e dar aquele empurrãozinho que está faltando pra você começar ver essa mudança acontecendo. Mas são hábitos, se você faz de qualquer jeito, vende de qualquer jeito, se você faz de vez em quando, vende de vez em quando.

Então pegue seu caderno e anote tudo para começar a colocar em prática hoje mesmo:

 

1 – Calendário de postagens

O calendário faz com que você se comprometa com você mesma, com sua audiência e com seu negócio. Além de você criar um hábito totalmente saudável para o seu negócio criativo. Parece complicado inicialmente, mas não é não, quando você definir um dia pra cada coisa que você pode postar, você vai ver o quanto isso vai facilitar essa rotina.

 

2 – Identidade Visual

Pode parecer besteira, mas são pequenos detalhes que causam grande impacto na entrega em todos os sentidos, desde o visual das suas páginas até a entrega final, mas aqui estamos falando das suas páginas nas redes sociais, então vamos harmonizar isso? O que você sente ou pensa quando vê aquela vitrine nada ver com nada? Ou aquela casa que até é bonita, mas toda bagunçada? Conseguiu visualizar? Essa deve ser sua percepção para o seu feed, quanto mais organizado, mais atrativo.

Outro ponto é fugir do mais do mesmo, não só na criação, mas até a forma de fotografar, detalhes das fotos, crie um estilo só seu. Estamos falando de hábitos, então pense em como você pode incluir esses cuidados com as suas páginas na sua rotina.

 

3 – Legendas atrativas

Crie legendas atrativas e que tenham sempre uma chamada para ação no final, por exemplo: “Comente aqui”, “Marque uma amiga”, etc.

O uso dos emojis também possibilita um contato visual mais imediato, onde a imagem é imediatamente associada ao assunto. Para você fazer isso cada vez melhor, pratique sua leitura e escrita, leia assuntos sobre seu nicho, livros que você acredita que podem ajudar no seu desenvolvimento e escreva sempre tudo o que entendeu sobre sua leitura. E para isso se tornar um hábito: leia e escreva, leia e escreva, leia e escreva sempre!

 

4 – Explores as Informações

Você checa as informações fornecidas pelo Instagram através das ações que você realiza? Isso só é possível quando você usa uma conta comercial no Instagram. Por meio dessas informações você sabe qual é o perfil das pessoas que estão acompanhado o seu trabalho, isso inclui, sexo, idade, localização (estado) e até mesmo o melhor horário para realizar suas postagens. Defina datas para checar essas informações usando elas a seu favor.

 

5 – Criar engajamento

Você tem que atingir os objetivos das redes sócias, que é o de socializar. Pra isso você deve ter 80% do seu conteúdo direcionado para conteúdo informativo, dicas, etc, e apenas 20% de oferta direta (por isso a importância do calendário de postagens). Publicar conteúdo precisa ser um hábito, se comprometa inicialmente com aquilo que você sabe que vai conseguir manter e vá aumentando gradativamente.

Anotou tudo?  Então que tal começar pelo seu cronograma de posts?

 

Deixe seu comentário com sugestões de assuntos que você gostaria de ler por aqui.

 

Um abraço,

Charlene Martins

2 thoughts on “Não vendo nas redes sociais! 5 hábitos para vender seu artesanato no Instagram e Facebook

  • dezembro 26, 2019 em 1:48 pm
    Permalink

    Muito boa suas dicas Charlene. Obrigada!

    Resposta
  • dezembro 27, 2019 em 12:23 am
    Permalink

    Muito Obrigada chacha, adorei as dicas…
    Sempre nos deixa com gostinho de quero mais!
    Dicas da chacha!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *