Não venda seu artesanato!
Calma que não é nada disso que você está pensando!
Você vai sim vender o seu artesanato, mas quanto menos isso for feito de forma direta (post com foto e preço do produto apenas), mais você vai conseguir vender.
Talvez você já tenha lido ou escutado eu falar em algum cantinho do Venda mais seu Artesanato sobre a importância da entrega de conteúdo para a sua audiência. Você pode e deve vender seu artesanato nas redes sociais, esse é seu objetivo principal lá, mas COMPRAR não é o objetivo principal da sua audiência. Fica mais fácil entender quando você pensa por qual motivo entra nas redes sociais, acredito que não seja pra comprar, não é? Algumas vezes pode até ser que sim, mas não a todo o momento.
As pessoas precisam ter uma razão especial para seguir você, e quanto mais valor você entregar, mais pessoas ao teu lado você vai ter.
Você precisa aparecer diariamente (ou quanto mais você puder durante a semana), dando informações úteis, novidades, isso vai reter cada vez mais pessoas.
Você também deve estar pensando sobre o que falar, né?! Então eu trouxe 7 dicas que você pode executar de forma simples e usar uma por dia, lembrando que quanto mais você exercitar esse lado, mais ideias de conteúdo vai ter. Então pega papel e caneta e bora lá:
1 – Fale sobre as tendências do seu Nicho:
Todo mercado tem uma tendência, e com o artesanato não é diferente, e isso se aplica em todos os nichos, sejam cores ou temas. Você vai ter assunto pra explorar o ano todo.
2 – Mostre seu processo criativo
As pessoas amam ver o que acontece nos seus bastidores. Isso torna seu processo muito mais humanizado, afinal, pessoas amam comprar de pessoas. Vale lembrar que mostrar seu processo criativo é diferente de ensinar.
Mas eu não posso ensinar? Pode sim, mas pense exatamente em quem você quer atrair para o seu perfil: seus potenciais clientes ou mais artesãs? Então mostre um pouco do seu dia de trabalho, sua rotina, a produção do seu dia, apareça e fale com as pessoas.
3 – Frases motivacionais
Mostrar empatia, respeito, carinho e vibrar pelas pessoas que estão do outro lado gera uma conexão, agrada e alegra o dia de pessoas que talvez você nem conheça.
Propague o bem, compartilhe inspiração para seus seguidores.
4 – Fotos dos seus clientes ou prints dos feedbacks (peça autorização para publicar)
Nada melhor que seu produto sendo usado e aprovado por suas clientes. Além de ser muito bom para o seu cliente ver o seu produto em uso, quem vê tem a capacidade de se enxergar no outro, seja um acessório ou uma peça decorativa. Isso causa um desejo muito maior e de pertencimento, de querer fazer parte do meio, moda, vaidade.
5 – Realize enquetes e pesquisas.
Além de interagir com as pessoas, e elas amam muito isso, você pode conhecer muito mais seu público e ter a certeza de que está atraindo as pessoas certas para suas páginas.
Mas o que eu pergunto Charlene? Tudo o que você quiser saber! Use as ferramentas a seu favor, de forma estratégica.
6 – Pequenos vídeos mostrando o problema que seu produto resolve
Além de dar uma sensação de mais proximidade, os vídeos têm um alcance muito maior. Mostre os pontos que chamam mais atenção, conte como surgiu a encomenda e se não foi encomenda, o por quê você decidiu fazer aquele trabalho. As pessoas amam histórias reais!
7 – Dicas
Essa é uma dificuldade de muitas artesãs: dar dicas. Muitas não sabem sobre o que falar. A dica que eu dou é: pesquise! Fale sobre assuntos que tenham conexão com seu produto. Entre em sites e blogs para ter sacadas e insights, estude sobre seu produto e público. Quanto mais domínio você tiver sobre o seu nicho, mais você vai conseguir explorar seu conhecimento, seu lado criativo e consequentemente colher resultados proporcionais à sua entrega.
Vale ressaltar que quando você muda seu modo de divulgação, você deixa de ser mais uma artesã no mercado.
Pense comigo: Quantas pessoas estão dispostas a contribuir através de conteúdo nas redes sociais? Quantas artesãs você vê fazendo isso? Acredito que raramente, né?
E não ser só mais uma artesã no mercado, é o que vai te diferenciar da maioria!
Anotou todas as dicas? Me conta aqui nos comentários se você já faz algumas das dicas acima.
Deixe sua sugestão para outros artigos que você queria ler aqui no blog!