Lucro, será que você tem com as vendas do seu Artesanato?
Lucro, será que você tem com as vendas do seu Artesanato?
Se você chegou neste artigo, certamente tem duvidas sobre o que é lucro e é muito provável que não esteja tendo com as vendas do seu artesanato.
Se este é um ponto falho no seu empreendimento, leia este conteúdo até o final porque uma coisa posso te garantir: você só vai continuar sem ter lucro se realmente quiser.
Saber o que é lucro é essencial para qualquer empreendimento, e com você artesã não pode ser diferente…
O conceito de que o artesanato não é valorizado precisa ser revisto, e muitas dessas afirmações que escutamos constantemente estão atreladas aos profissionais, que infelizmente não precificam seus trabalhos corretamente e consequentemente acabam desvalorizando o mercado artesanal como um todo.
Sem lucro, nenhum empreendimento sobrevive!
O que é Lucro?
Lucro nada mais é do que o que fica após todas as despesas com seu custo de produção serem pagas, inclusive sua mão de obra, que no processo de precificação é chamado de pró-labore (falaremos sobre pró-labore em um próximo artigo).
Pensando no processo criativo de um produto artesanal, talvez você não considere todas as despesas que fazem parte do preço do seu artesanato, inclusive o lucro, que é inserido em cada peça criada, onde no processo chamamos de margem de Lucro.
Lucro, ao contrário do que muitos fazem, tem um único destino: investimento no seu empreendimento.
O lucro não é seu, é da empresa. Por isso ele é tão importante para que seu negócio prospere cada vez mais.
Os 4 pilares do preço certo do seu artesanato
O processo de precificação de artesanato, é dividido em quatro partes:
1 – Despesas Fixas
São as despesas que você tem e precisa pagar, vendendo ou não. E são itens necessários para você trabalhar. Por exemplo: energia elétrica, internet, transporte, outros.
2 – Despesas Variáveis
São despesas relacionadas à produção da peça, desde a matéria prima até a embalagem.
3 – Pró-labore
É o salário do empreendedor. É o que se recebe pela mão de obra, pelo seu tempo de produção. O pró-labore é a parte do preço que de fato pertence a você.
4 – Lucro
É uma margem acrescentada no valor final, ou seja, em cima de todas as 3 partes acima (despesas fixas, variáveis e pró-labore). Essa margem é responsável pela solidez do seu empreendimento e com ela é possível que você possa traçar estratégias de vendas e investir no seu negócio.
Como definir o Lucro da peça?
Quando o assunto é precificar, a pergunta que mais recebo é: “Charlene, quanto posso colocar de lucro na minha peça?
O meu ponto de partida para definição de lucro é o valor agregado. Quanto mais diferenciação você atribuir ao seu trabalho, mais valorizado ele vai ser e mais você vai poder cobrar por ele.
Outro ponto que precisamos dar extrema atenção é que apenas com lucro você consegue trabalhar com taxas de cartão, Marketplace, dar descontos e brindes para suas clientes sem ter prejuízo.
Vamos supor que ao final do processo do preço, você decida colocar 10% de lucro, mas vamos supor também que seu cliente pediu um desconto e você decide dar o desconto para não perder a venda…
Ou aquele acidente que acontece ao produzir uma peça e você precisa dar início a outra peça, e o erro já era, perdido…
Ou para ir mais além, um dia de liquidação, ou uma Black Friday, com 10% de lucro é impossível não ficar no prejuízo.
Entende porque o lucro é essencial e que não pode ser muito baixo ou você não consegue trabalhar com taxas e imprevistos?
Veja este gráfico
Os benefícios do lucro
O lucro é a forma de fazer com que você não pague para trabalhar.
Ele é o único meio de investimento em capacitação e equipamentos para o seu negócio.
É pela ausência do lucro que grande parte do mercado artesanal é desvalorizado. O preço de venda é definido sem critério, muitas vezes copiado, e copiados de um mercado que infelizmente não sabe precificar, ou seja, acaba todo mundo indo para o mesmo buraco.
O preço certo do seu artesanato, com lucro para você e justo para sua cliente.
Coloque o preço certo no seu artesanato, mesmo que você não seja boa com contas ou planilhas.
Você vai ter segurança de ter o preço justo para sua cliente e com lucro para você.
Talvez você esteja multiplicando os custos por 3, pesquisando na internet o valor que as pessoas estão cobrando por produtos similares ao seu, ou algo ainda mais arriscado como perguntar em grupos de redes sociais “quanto devo cobrar neste trabalho meninas?”
Para escapar desses métodos de precificação você precisa da do único curso de precificação feito para artesãs que acompanha a queridinha das artesãs: A Calculadora de Preços de Artesanato VMSA.
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