Como definir a margem de lucro no artesanato?
Como definir a margem de lucro no artesanato?
Antes de entrar nos pontos para definir a margem de lucro, você precisa entender o que é o lucro de fato…
Lucro, o que é?
Lucro é valor que fica depois que todas as despesas do processo de produção foram pagas.
Vale lembrar que quando falo de despesas, não devo considerar apenas a matéria prima, afinal, você não depende apenas dos materiais para produzir sua peça. Hoje nós vamos falar apenas sobre margem de lucro para artesanato.
Mas vamos voltar ao assunto deste artigo. O lucro não pertence a você, ele é do seu empreendimento. Sem ele, você não consegue investir em nada. É através do lucro que seu empreendimento se desenvolve.
Você vai entender neste artigo, o quanto é importante que a teoria mostrada aqui seja praticada para que você tenha lucro real com as vendas do seu artesanato.
Mas na pratica não é isso que acontece.
Você e eu sabemos que na maioria das vezes o preço é definido no chute, não se sabe o que são despesas e o que é lucro. Ou você ate coloca uma determinada margem de lucro no seu artesanato, mas será que essa conta fecha?
GASTEI R$30,00 E VENDI POR 45,00. 50% DE LUCRO, UAL!!! SERÁ?
Vamos fazer uma conta…
Vamos supor que você fez uma necessaire e teve um custo de R$30,00. Então decidiu colocar 50% de margem lucro, ficando um preço de venda de R$45,00. Sendo assim, os R$15,00 seriam o lucro do seu empreendimento.
Agora vamos supor que seu cliente pediu um desconto e você com medo de perder a venda resolveu dar 10% desconto, afinal, ainda vou ficar com 40% de lucro, né? E é aí que a maioria se engana, vamos as contas…
R$45,00 – 10% = 40,50
Seu lucro real cai para 35%, ficando um saldo de R$10,50
Mas Charlene, que conta é essa?
Vou te explicar:
Quando você colocou 50% de margem de lucro, foi sobre os R$30,00 dos seus custos totais.
Quando você dá 10% de desconto, esses 10% saem também do lucro daquela peça, ou seja, sai de tudo.
E é aí que mora o perigo.
Quando você coloca uma margem de lucro muito baixa nas suas peças. Faz sentido pra você? Vamos fazer a mesma conta, mas agora com você colocando uma margem de lucro menor, 20% e seu cliente pede um desconto e você dá os mesmos 10%:
R$30,00 + 20% = preço de venda R$36,00 (R$6,00 lucro)
R$36,00 – 10% = 32,40
Seu lucro real cai para 8% com um saldo de apenas R$2,40 para o seu empreendimento.
Acredito que com este segundo exemplo tudo tenha feito ainda mais sentido pra você, né?
Quais pontos devo analisar para definir a margem de lucro do meu artesanato?
O exemplo dado acima é o ponto de partida para definição da sua margem de lucro.
Tudo que sai na venda, vai sair do lucro, e se você não tem margem, isso pode sair de onde não pode.
Você precisa considerar muitas possibilidades:
- Venda feita com cartão de crédito
- Desconto para clientes
- Ações de vendas (como Black Friday)
- Mimos para clientes
- Comissão de plataforma e-commerce ou vendedoras
- Possíveis danos ou imprevistos com a peça
Acima listei algumas práticas do dia-a-dia de quem empreende e você precisa entender que só é possível manter isso funcionando de forma saudável se você seguir o passo-a-passo da precificação.
Sempre que você for incluir a margem de lucro nas suas peças, lembre-se da lista acima.
Quanto posso colocar de margem de lucro no meu artesanato?
Existe o lucro estritamente necessário para manter o seu negócio em segurança (recomendo no mínimo 30%) e existe o lucro onde é levado em consideração
o valor percebido que está sendo entregue ao cliente.
Quanto maior a diferenciação na entrega do seu trabalho, mais você pode cobrar por ele.
É muito comum vermos muitos trabalhos similares nas redes sociais. Desde projetos ou até mesmo a forma que são apresentados.
Quando esse efeito manada acontece, você entra na guerra de preço. E o pior, concorrendo com preço de artesãs que não sabem precificar corretamente seu trabalho.
É possível sim fazer o que todo mundo faz de formas diferentes, desde a concepção da peça artesanal até a venda e pós-venda.
Essa simples nécessaire do exemplo acima, pode ser sim mais valorizada se você buscar um diferencial.
Pense: “O que eu poderia fazer que a maioria não faz, e cobrar mais por isso?”.
Use sua criatividade, a seu favor. Se você se considera uma pessoa não muito criativa, exercite, ouse fazer coisas jamais feitas e veja o que acontece.
A criatividade não fica só nas peças, mas na escolha dos materiais, assim como seus composés, misturas, embalagens artesanais criativas, o registro feito pela lente do seu celular para apresentar seu trabalho nas redes sociais feito com mais cuidado e diferenciação (vamos falar sobre esse assunto em um próximo artigo), presentes inusitados feitos com aquele material parado, um espaço VIP (uma lista de clientes especiais no seu celular) para suas clientes dando a elas vantagens exclusivas, um pós venda, alguns meses depois da compra surpreendendo e principalmente conhecendo mais seu cliente e mantendo a qualidade do seu trabalho em dia.
Tudo isso aqui é feito pela minoria, na verdade a maioria faz, mas de forma muito rasa. Acredito que a diferenciação e ousadia abrem muitas portas!
Desenvolvimento e Capacitação
Recebo muitas mensagens e comentários nos posts, de pessoas que dizem estar difícil, mas a grande verdade é que as pessoas querem mudanças, mas continuam fazendo tudo igual.
O artesanato precisa ser valorizado e visto como uma profissão, não só para quem está de fora, mas principalmente por quem decidiu começar. Se você não mudar, nada muda.
Pode ser que você seja boa na técnica, mas tem dificuldade com divulgação, então busque aprender sobre isso.
É boa na técnica, sabe muita coisa, mas não sabe vender, não sabe quanto cobrar, é tímida, então cuide disso.
Infelizmente muitas pessoas focam na técnica e esquecem de todo o resto.
Seria perfeito se produzir fosse o suficiente, mas empreender no mercado artesanal, como em qualquer outro negócio, vai muito além disso.
A busca por atualizações e conhecimento em vários campos que precisam ser explorados no seu empreendimento, com certeza vai tornar você uma profissional cada vez mais valorizada.
E você há de concordar: sem margem de lucro, tudo isso é praticamente inviável.
O único que faz tudo por você
Que a margem de lucro é essencial para o seu empreendimento crescer você já sabe, mas fazer isso com segurança talvez seja a parte mais difícil.
Já passei por isso…
Apesar de nunca ter tido medo de cobrar pelo meu trabalho, não tinha dimensão do quanto eu realmente lucrava com as vendas do meu artesanato.
Em 2017 aprendi os conceitos da precificação e aprendi também o passo-a-passo do preço certo. Me abriu a mente.
Quantas coisas deixei passar por anos.
Mas aprendi. Só tinha um problema: colocar isso em prática.
Imagina fazer todo o processo de precificação no um a um de todos as peças?
Difícil, levando em consideração tantas outras responsabilidades na rotina de uma artesã.
Fiz isso por muito tempo, mas em 2019, junto do meu time de especialistas, criamos o curso de precificação para artesanato, e de quebra o melhor presente que poderia dar pra você: a calculadora de preços VMSA, que faz todo processo em minutos, com lucro para você e justo para sua cliente.
É o único curso de precificação para Artesãs do Brasil que:
- Dá o preço certo do seu artesanato
- Mostra o lucro real das suas peças
- Dá o valor exato de cada item utilizado
- Te dá o valor da sua hora trabalhada
- Mostra quanto você pode dar de desconto, comissões ou taxas sem ter prejuízo
- Te ensina a valorizar o seu trabalho
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Se este artigo ajudou você, deixe seu comentário ou até mesmo dúvidas e sugestões para os próximos artigos.
Um abraço
Charlene Martins.