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Como colocar preço certo no artesanato?

Você sabe colocar o preço certo no seu Artesanato

Você sabe como colocar o preço certo no seu artesanato?

Você é uma artesã muito criativa, faz trabalhos lindos, mas na hora de colocar o preço no seu artesanato não sabe por onde começar?

E pior que isso…

Acaba apelando para o Google, grupos de artesanatos no Facebook e WhatsApp ou pede opinião para pessoas que nem entendem sobre o assunto?

Se você leu até aqui e se identificou, então continue, são apenas alguns minutinhos de leitura que podem transformar definitivamente seus resultados com as vendas do seu Artesanato

CUIDADO!

Você tem ideia do perigo que é não saber precificar corretamente?

Se você vende seu Artesanato no “chute”, sem saber se está tendo o retorno que precisa em cada venda, incluindo o LUCRO, você está literalmente jogando no escuro, e isso pode levar tudo por água abaixo, você pode estar literalmente pagando para trabalhar!

Os pilares da precificação de artesanatos

Agora te faço uma pergunta:

Você tem ideia de tudo que faz parte do valor final das suas peças?

Se você continuou lendo é porque provavelmente a resposta seja NÃO!

Eu quero falar com você de uma forma bem simples e não transformar este assunto em um problema, porque não é! Na verdade precificar é mais fácil do que você imagina, mas pra isso você precisa ter clareza e controle para definir o preço certo e justo para você e suas clientes.

Como fazer isso?

Primeiro você precisa saber que o preço de um produto artesanal é dividido em 4 partes, mas conto isso no detalhe logo mais.

Talvez você esteja considerando apenas o material usado, mas outros custos fazem parte de todo processo de precificação, como por exemplo a sua mão de obra, o que chamamos de pró labore.

Essas 4 partes são mais técnicas, então vou explicar cada uma delas para você entender no detalhe e não deixar nenhum item de fora a partir de agora combinado?

As 4 partes do preço do artesanato

Despesas Fixas

As despesas fixas nada mais são do que seus custos fixos, ou seja, são aquelas despesas que você vai precisar pagar todos os meses vendendo ou não, e dependente totalmente delas para trabalhar, despesas essas que você tem mensalmente e que precisa delas para trabalhar (energia elétrica, internet, MEI, etc)

Eu sei que você deve estar se perguntando: eu trabalho em casa, como faço? 

Não precisa ser uma valor exato, mas uma porcentagem que considere justo, por exemplo, se você paga 300,00 de luz na sua casa, pode colocar de 20% a 30% desse valor, para internet ou outras despesas a mesma coisa.

Despesas Variáveis

As despesas variáveis são as que ocorrem quando você realiza vendas, como o custo com material, embalagem, taxas com cartão, etc.

Pró-labore (salário da artesã)

Nada mais é que o salário do empreender. Ou você acha que vai pegar todo dinheiro que vender e colocar no bolso?

Você precisa considerar extremamente seu trabalho, mas pra isso funcionar você precisa ter comportamento e visão empreendedora.

Lucro

É que fica depois que todas as despesas foram pagas, não existe um valor fixo para o lucro, quanto mais valor agregado seu trabalho tem, mais lucro você pode atribuir nas suas peças.

O lucro não pertence a você, ele é do seu empreendimento. Sem ele, você não consegue investir em nada. É através dele que seu empreendimento se desenvolve.

E agora? Ficou mais fácil de entender esse assunto?

A forma que você tem feito está correta?

Se você calcula seu preço de venda, multiplicando seu gasto por dois ou três, e acha que está tendo um baita lucro, talvez agora entenda que está enganada e o pior, afundando seu empreendimento.

Você trabalha, trabalha, trabalha e a conta só aumenta, este é o momento de você revisar tudo isso…

Por isso gravei uma aula de precificação totalmente gratuita para você!

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