Colocar o preço no seu artesanato é um pesadelo para você?
“Eu olho para o meu produto pronto e penso: Quanto vale isso aqui?”
“Eu acho que eu deveria cobrar um pouco mais, mas tem gente vendendo mais barato, então eu coloco um preço parecido com o da concorrência”
“Eu não tenho ideia do meu lucro, eu vendo mais ou menos pelo preço que eu acho que vão pagar”
Você se identifica com alguma dessas frases? Já disse isso alguma vez?
Você tem ideia do perigo que isso representa para o seu negócio com o artesanato?
Quando você vende o seu produto por um preço que você não sabe se cobre todas as suas despesas ou se realmente está te dando lucro… E o principal, quanto de lucro você tem em cada peça que você produz… Você está jogando no escuro.
Então me diz aqui, como você está fazendo isso?
Você tem ideia de tudo que deve fazer parte de todas as despesas das suas peças?
Se a resposta for NÃO, pare tudo o que estiver fazendo e leia esse artigo até o final.
Eu quero falar com você de uma forma bem simples, e não transformar esse assunto em um problemão. Na verdade, precificar é mais simples do que você imagina, mas pra isso você precisa ter clareza e profissionalismo, pra conseguir chegar ao preço certo e JUSTO, para a sua cliente e pra você também.
Então como vou precificar meu artesanato?
Primeiro você precisa entender que o preço de um trabalho artesanal envolve algumas coisinhas.
Talvez você esteja com foco total apenas na matéria prima. Mas existem gastos como seu tempo de trabalho e outras despesas que são geradas durante o processo criativo e não podem ser ignorados.
Alguns assuntos exigem uma linguagem mais técnica, então vou explicar pra você de forma breve quais são os itens que você precisa incluir em cada peça para encontrar seu preço ideal
Despesas fixas
As despesas fixas nada mais são do que seus custos fixos, ou seja, são aquelas despesas que você vai precisar pagar todos os meses vendendo ou não, despesas essas que você tem mensalmente e que precisa delas para trabalhar (energia elétrica, internet, MEI, etc)
Despesas Variáveis
As despesas variáveis são as que ocorrem quando você realiza vendas, como o custo com material, embalagem, taxas com cartão, etc.
Margem de Lucro
É seu lucro após todas as despesas pagas, tantos as fixas quanto as variáveis, é o que fica para você empreender e investir no seu negócio (fazer cursos, investir em materiais, equipamentos).
Lembre-se: Não existe um negócio sem lucro!
Pró Labore
Além do lucro, você precisa considerar o seu salário, ou esqueceu que você também é um profissional que precisa ser remunerada pelo seu trabalho?
Mas pra isso funcionar você precisa ter comportamento e visão empreendedora.
E agora? Ficou mais fácil de entender como precificar seu artesanato?
A forma como você faz hoje é a ideal?
Se você calcula seu preço de venda, multiplicando seu gasto por dois ou três, e acha que está tendo um baita lucro, talvez agora entenda que está enganada e o pior, enfraquecendo seu negócio.
Se você só trabalha, trabalha e trabalha e a conta (despesas) só aumenta, esse é o momento de você revisar tudo isso.
Você também pode usar ferramentas que te auxiliam nesse processo e que facilitam sua vida, dando a segurança que você precisa para seguir nessa jornada como artesã empreendedora.
Uma calculadora que faz todo o trabalho por você
Pensando em atender essa necessidade eu criei uma Calculadora COMPLETA, que faz todo o processo pra você, de ponta-a-ponta, e te dá o preço redondinho e justo do seu artesanato.
A calculadora de preços Venda mais seu Artesanato veio pra facilitar a vida da artesã e tirar de uma vez por todas o seu medo na hora de colocar o preço no seu artesanato!
E a calculadora não veio sozinha! Você terá acesso a um minicurso de precificação explicando tudo o que você precisa saber para colocar o preço ideal no seu artesanato. Ao final deste minicurso, você será capaz de calcular o preço de qualquer um dos seus produtos usando apenas papel e caneta. Porque tão importante como ter uma calculadora para facilitar a sua vida, é você ter a tranquilidade e a certeza de que está fazendo isso do jeito certo.
CLIQUE AQUI para conhecer a Calculadora de Preços de Artesanato VMSA.
Deixe aqui embaixo suas dúvidas e sugestões para novos assuntos.
Um abraço,
Charlene Martins
Pingback: Desconto no artesanato? O que eu faço? - Venda mais seu Artesanato