fbpx

Desconto no artesanato? O que eu faço?

Desconto no artesanato? Quem por preço vem, por preço vai embora!

Desconto é uma coisa que está totalmente ligada a alguma crença, você acredita na sua mais absoluta certeza que se você não der desconto no seu artesanato, ela não vai comprar de você. Entenda que se a cliente não está disposta a pagar pelo seu trabalho artesanal ela simplesmente não é para você. Não existe 100% de conversão e você não tem que vender para todo mundo.

 

O QUE EU APRENDI QUANDO BUSQUEI RESOLVER ESSE PROBLEMA

Eu aprendi uma coisa, e quando escutei isso pela primeira vez, ficou ainda mais fácil criar argumentos para essa objeção! Mas o que você aprendeu afinal Charlene?

Aprendi que toda vez que uma cliente pede desconto, é por dois motivos: apenas um hábito comum ou porque ela acredita que aquele produto não vale aquilo que está sendo cobrado! O pior, às vezes é a primeira compra, nunca comprou de você antes e já chega pedindo desconto. Grave isso, desconto dado uma vez, desconto dado sempre! Com medo de perder a venda, você vai e dá o desconto. Não faça isso!

 

SE COMPORTE COMO A MELHOR

Já pensou se a Apple fosse atender todas as pessoas que não podem ter acesso ao seu produto e com medo de não vender, désse descontos para essas pessoas? Claro que não seria uma daz maiores empresas conhecidas mundialmente. E mais, isso não acontece, as pessoas não são atrevidas para pedir um desconto para Apple, sabe por quê? Posicionamento de marca, é um bem de desejo de grande parte da população. A Apple vende pra todo mundo? Não! Ela se posiciona para atrair seu público ideal.

E é dessa maneira que devemos encarar o nosso trabalho, a responsabilidade de gerar valor sobre o seu produto artesanal é sua. Não podemos generalizar e dizer que todos os clientes são iguais, que não valorizam o artesanato.  Quando você enxerga que existem pessoas que precisam muito de você, não é o preço que vai fazer você vender, e sim o valor que você entrega a ela.

 

É PROIBIDO DAR DESCONTO NO ARTESANATO?

Não é proibido, você pode sim dar desconto no seu artesanato, mas isso não pode se tornar algo constante, isso tem que ser uma escolha e decisão sua e não do cliente. Se você só trabalha dando desconto está literalmente cavando o buraco do seu próprio negócio.

O desconto precisa ser bom pra todo mundo, dar um desconto por dar e deixar a cliente mal acostumada não vai ser saudável pra ninguém.

Os descontos devem ser usados de forma estratégica e em momentos específicos (alguma data especial), tenha sempre um motivo para trabalhar com ele a seu favor, não use sem critério.

Se você tem dúvida de quanto desconto pode dar em uma determinada peça, clique aqui e conheça a Calculadora de Preços de Artesanato. Nela você consegue ter uma visão específica do impacto de dar um desconto e até quanto a taxa do cartão pesa em cada peça.

 

NÃO TENHA MEDO DE DIZER NÃO

Vamos falar daquela pergunta assustadora, que é: “Eu vou pagar à vista, você me dá um desconto?” E a resposta é: NÃO!

Claro que você não vai responder assim. Entenda uma coisa, quando essa pergunta é feita, a compra já está praticamente fechada, já foi decidido, e a pessoa pede desconto, afinal ela não tem nada a perder e as chances dela ganhar esse desconto são grandes, o que você vai responder:

“Eu poderia te dar um desconto, mas isso não ia te deixar tão feliz quanto o que vou te dar que vale muito mais que um desconto, que nem seria tão grande, seria menos que 5%, mas tenho certeza que você vai amar o que vou te dar de presente.”

Não tem como falhar, funciona sempre.

E mesmo que a cliente não te peça desconto, envie algo pra ela. Ela vai amar ainda mais você!

Você precisar ser lembrada porque é a melhor no que faz, e não porque é a mais barata.

 

Gostou desse conteúdo?

Deixe seu comentário e sugestões para novos assuntos aqui.

 

Leia agora: Colocar o preço no seu artesanato é um pesadelo para você?

 

Um abraço,

Charlene Martins

One thought on “Desconto no artesanato? O que eu faço?

  • setembro 7, 2021 em 2:49 pm
    Permalink

    Eu adoro suas orientações, abriu muito a minha mente em relacao ao meu artesanato. Eu sei que tenhi qualidade mas eu mesmo não me valorizava.
    Muito obrigado. Me ajudou muito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *