Suas páginas, sua vitrine!
Sabe quando você passa em frente à uma loja e aquela vitrine linda te convida para entrar e ver tudo que tem no restante da loja?
É esse mesmo desejo que você precisa despertar nas pessoas, e isso só e possível através do cuidado que você tem ao fotografar seus trabalhos.
Se você vende seu artesanato pelas redes sociais, saiba que as suas páginas são a vitrine dos seus trabalhos e claro que boas fotos são importantes para os seus resultados. Elas precisam prender a atenção dos seus seguidores e fazer com que eles tenham desejo de continuar ali. Todo cuidado com essas imagens, quanto melhor a imagem, mais valor você consegue transmitir.
Pense que a foto é o contato visual que a pessoa tem com o seu trabalho, afinal, ela não pode tocar, pegar, provar, então sim, você precisa ter um carinho especial com esse momento.
Outra observação é que seu estilo de fotografar cria a identidade visual do seu trabalho.
Quantas vocês você identificou o trabalho de alguém, apenas de bater o olho na foto, pela forma e estilo que aquele trabalho foi registrado, sem ao menos ver o nome da loja ou ateliê?
Isso aconteceu porque foi criada uma identidade visual, um padrão.
Eu sempre falo sobre a importância de fugir do mais do mesmo, e para as fotos isso também é válido.
Já percebeu quantas artesãs estão fotografando seus trabalhos com um buquê de flores ao lado? Fica lindo, meigo e fofo, mas todo mundo faz, e isso não tem identidade visual. Então, encontre seu estilo!
Agora tem a segunda parte: “Charlene, eu não sei fazer isso, minhas fotos são feias.”
Calma que isso não é nenhum bicho de sete cabeças, você consegue sim tirar fotos lindas com poucos recursos, basta uma cartolina branca, de preferência, um fundo liso, assim não tem como errar (ou o que mais fizer sentido com a peça) e seu celular.
Anote as dicas:
- Iluminação: Priorize a luz natural, escolha o período da manhã até antes do final da tarde para aproveitar a luz ambiente. Tire o flash do celular, você vai notar que a foto fica muito melhor sem ele.
- Ângulo: mostre todas as partes da peça, existem alguns detalhes que se você tirar foto apenas de frente não vão aparecer.
- Foco nos detalhes: Sabe aquele detalhe? Capriche no click, mostre o diferencial do seu trabalho nas fotos
- Menos é mais: Muita informação pode tirar a atenção da peça, escolha um fundo liso de preferência (dei a dica da cartolina) não tem como errar!
- Edição da foto: Cuidado com a edição, use apenas o necessário, recorte o que não precisa aparecer com a peça na foto, enquadre e ilumine o suficiente para deixar a imagem mais limpa
- Cuidado com tecidos amarrotados: ficam evidentes na foto e dão um aspecto menos profissional.
- Lente da câmera: Sempre limpe a lente do celular, faz muita diferença no resultado!
Como disse, você não precisa gastar com equipamentos, basta usar a criatividade!
Me conta se gostou das dicas e deixa sua sugestão para próximos assuntos.
Um abraço, e até a próxima dica!
Bom dia Charlene.Amei as dicas muito obrigado
Ótimas dicas!! Adorei😍
Que bom Tati❤️
Sempre apliando os nossos conhecimentos. É impressionante como vc tem o dom de nos fazer enxergar algo que as vezes é tão óbvio.obg
Que bom que gostou e fez sentido pra vc, um abraço 🤗 ❤️
Muito obg pelas dicas preciosas, Charlene, amei!!!😙
Que bom que gostou ❤️❤️
As vezes parece tão óbvio e sem graça e fico tentando enfeitar demais. É mega importante ouvir de alguém com mais experiência que “menos é mais”. Obrigada pelas dicas.
Adorei as dicas, tenho te acompanhado sempre 😘😘