Você tem um público alvo?
Esse é um assunto que vale sempre ser abordado!
Muitas artesãs começam vendendo artesanato, sem ter nada definido, nem público nem produto (eu fui essa artesã). Como experiência e identificação do que você faz de melhor, esse inicio é totalmente válido, mas que isso não se estenda e perca o sentido, ou em questão de tempo você vai acabar não tendo retorno, porque na verdade não teve essa visão de negócio.
Meu objetivo principal é ensinar você a vender seu artesanato utilizando as redes sociais, mas para isso funcionar como você deseja, é preciso que você saiba quem esta do outro lado acompanhando seu conteúdo, e principalmente, quem você quer atingir.
Sim, é você que escolhe o seu público ideal, aqueles que se identificam e têm interesse em adquirir o seu artesanato. Se você quer fazer de tudo, pra vender pra todo mundo, dificilmente você vai conseguir definir ou identificar isso com precisão.
Por que muitas artesãs estão desistindo, ou vendo o problema na crise ou na crença de que “o artesanato não é valorizado?”
Será mesmo que a culpa é da crise? Será mesmo que o artesanato não é valorizado? Não pode ser falta de conhecimento de mercado, posicionamento, fortalecimento da marca, identidade? Você está tendo esses cuidados ou nunca parou pra pensar nisso?
Um dos erros é exatamente esse, atuar sem entender do seu público e do seu produto. Falhando na comunicação, sem saber expressar qual o problema que seu produto resolve, pra quem ele é, quem ele atende.
Ter um público alvo é resultado positivo na certa. Só assim você vai conseguir se comunicar exatamente com quem precisa do seu produto de forma frequente, trabalhando de forma construtiva na autoridade e retenção da sua audiência.
As ferramentas das redes sociais facilitam essa identificação. Por meio das ações que você realiza é possível identificar o perfil das pessoas que estão te seguindo, sendo assim, você pode otimizar e direcionar seu conteúdo para o seu público ideal, alinhado a essas informações.
Pesquisas são importantes nesse processo. O primeiro passo é atrair seu público ideal, feito isso, faça sempre pesquisas para ver se seu produto está atingindo as expectativas e necessidades dessas pessoas (enquetes, perguntas diretas, formulários… perguntando exatamente o que você quer saber).
Que tal começar esse exercício de identificação agora mesmo?
Escreva com calma qual o é, ou qual seria, o seu cliente ideal (público ideal)? Bora fazer essa atividade e dar direcionamento para o seu negócio criativo hoje?
Um abraço,
Charlene Martins