As 5 maiores dúvidas das artesãs
Olá arteira, tudo bem com você?
O artigo de hoje vai responder dúvidas que podem ser suas também!
Durante 1 ano e 7 meses de Venda mais seu Artesanato já recebi milhares de perguntas deixadas em posts, e-mails, Whatsapp, Messenger, Direct, aqui mesmo no Blog e principalmente durante as Semanas de Workshop.
São muitas dúvidas e perguntas de varias áreas dentro do mercado artesanal, mas existem aquelas que são feitas com uma frequência maior.
Eu escolhi as 5 dúvidas mais frequentes que chegam para mim e vou te mostrar possibilidades para facilitar sua vida como artesã:
1 – Charlene, você fala muito sobre nicho dentro do artesanato. Como escolher uma coisa só se eu gosto de tudo?
Isso é uma verdade. Se você me acompanha sabe o quanto valorizo o nicho, e se você tem dúvidas sobre esse assunto clique aqui e veja um vídeo onde eu explico tudo o que você precisa saber sobre este assunto.
Mas se esse assunto está ok para você, agora tudo é questão de decisão. Isso mesmo, DECISAO! Ter um nicho não é uma obrigação e não é errado fazer tudo, você pode fazer o que quiser, mas para vender nas redes sociais você precisa ter estratégia e posicionamento. Nicho e rede social andam lado a lado. As ferramentas digitais têm como objetivo principal ajudar você a alcançar seu público alvo de forma estratégica, e o nicho facilita tudo isso.
Ok Charlene, já entendi, então como eu vou escolher o meu nicho no artesanato?
Vamos supor que você faça costura criativa, de tudo um pouco: coisas para bebê, coisas para uso doméstico, bolsas para adultos e adolescentes, e ainda faz algumas coisas no feltro como: porta maternidade, bonecos para decoração, e aí algumas amigas te pediram lacinhos de cabelo para as filhas… Por que não fazer? Eu sei, elas gostaram, vou divulgar isso porque posso ter ainda mais clientes.
Conseguiu visualizar quanta informação e quantos públicos diferentes envolvidos? E quanta falta de referência, e o pior, quantos gastos desnecessários?
Esse foi meu maior erro, e quando conheci o nicho através dos cursos de mentoria e marketing que fiz, não pensei duas vezes, fui lá e escolhi o meu nicho, usando estes critérios:
- O que eu sei fazer de melhor, entre tudo o que eu faço?
- O que tem uma procura maior, entre tudo o que eu faço?
- O que me deixa mais feliz quando estou criando? O que me dá mais satisfação?
A partir disso eu foquei na ÚNICA COISA e não parei mais, e o melhor de tudo, não prejudiquei em nada minhas vendas com essa escolha, porque no fundo já existia algo que predominava.
Fiquei menos sobrecarregada, com mais foco, e mais dinheiro no bolso!
2 – Como calcular o frete?
Vamos começar dizendo que você não precisa ter medo de vender. Também não precisa colocar o frete como uma barreira para vender para outras cidades ou mesmo para sua região por acreditar que o frete é caro.
Frete é comodidade e é uma realidade, pessoas compram online a todo momento e pagam frete a cada compra.
Como calcular?
O atendimento quanto mais humanizado melhor, esteja totalmente disposta a ajudar. Atenção, paciência e empatia fazem a diferença na hora da venda.
Se você nunca simulou um frete na vida, saiba que não precisa de burocracia para isso, o próprio site dos Correios faz isso pra você, você só precisa do CEP da sua cliente para fazer a simulação.
Mas é claro que oferecer um frete mais barato seria perfeito, né?
E você consegue oferecer um frete seguro e com desconto pra sua cliente utilizando um serviço chamado Melhor Envio. Ele é prático, rápido e sem burocracia.
Descontos de até 40%! Nada mal, não é?
O Melhor Envio é uma empresa que tem parceria com várias transportadoras, sendo assim consegue um valor muito mais acessível no frete e você pode beneficiar sua cliente com essa vantagem, bom demais pra ser verdade, né?
Acesse https://www.melhorenvio.com.br/ e em caso de dúvidas, tem um espaço no site deles para falar com um representante.
3 – Como fazer venda à credito?
Segue a mesma linha de raciocínio do frete.
O mercado hoje facilita muito isso, sem burocracia também, tudo muito simples e prático.
Ter a opção de cartão de crédito como meio de pagamento pode aumentar muito seu número de vendas. Quando você oferece a possibilidade de parcelamento, as chances aumentam ainda mais!
É muito comum ver artesãs falando que vender no cartão é prejuízo na certa. Isso só acontece se você não souber precificar seu artesanato. Se você estiver fazendo isso de forma certa, jamais terá prejuízo!
Eu recomendo o PagSeguro como meio de pagamento, por ser reconhecida no mercado a nível nacional e pela estabilidade no mercado.
Clique aqui e veja como vender utilizando esse meio de pagamento.
4 – Vender fiado, sim ou não?
Não existe uma regra, nem certo ou errado, existe aquilo que é mais saudável para você. Pra mim, definitivamente, vender FIADO é algo que me tira a paz. Além do risco de calotes, as pessoas não gostam de serem cobradas. É como se você fosse a vilã ao cobrar sua cliente, quando na verdade está cumprindo com o seu papel, fazendo o que foi combinado.
Muitas artesãs vendem fiado porque têm medo de perder a venda, mas pensa comigo: se essa pessoa não pode pagar no momento, ou ela não tem uma reserva ou priorizou o dinheiro dela para outras coisas. Se surgir um imprevisto na data combinada, o que será que vai acontecer com você? Não preciso nem dizer, né?
O vender fiado também está ligado ao seu posicionamento. Como você é vista quando vende fiado? Já parou pra pensar nisso?
Não é proibido, mas não tem segurança alguma.
Você pode oferecer cartão de credito ou deposito bancário e diga: “Caso não queira depositar o valor total agora, pode ser 50% agora e o restante quando eu entregar o produto”.
Se for vender fiado esteja disposta a fazer cobranças porque isso com certeza vai acontecer.
5 – Como precificar o meu artesanato?
Isso é assunto pra lá de sério, e eu quero muito que você entenda de uma vez por todas que é responsabilidade sua fazer com que seu negócio caminhe bem.
E precificar é um dos pontos cruciais pra que esse caminho seja trilhado da melhor forma!
Fiz uma aula para você, se você tem dificuldades para precificar ou não sabe nem por onde começar, clique aqui para aprender agora mesmo!
E você, qual a sua maior duvida? Deixe aqui nos comentários, a sua dúvida pode virar um artigo aqui no meu Blog!
Um abraço,
Charlene Martins
Dicas de ouro sobre melhor envio. Obrigada